A Escola Técnica Estadual Ferreira Viana tem uma longa história. Na origem da instituição está a Casa de São José, um asilo-escola criado em 1888 na Rua Barão de Itapagipe, na Tijuca, para atender aos chamados “meninos pobres desvalidos”. A Casa foi criada no contexto da abolição da escravidão no Brasil, para promover uma educação voltada para o trabalho, sobretudo para os filhos dos ex-escravos. Oferecia ensino primário elementar e iniciação ao trabalho manual. A criação da Casa de São José teve o apoio de Antonio Ferreira Viana (1833-1903), abolicionista e ministro da Justiça em 1888. Em 1916, em sua homenagem, a Escola foi transformada no Instituto Ferreira Viana.

Ao longo da primeira década do século XX, a Escola recebeu várias denominações (Escola Pré-Vocacional Ferreira Viana, Internato de Educação Técnico Profissional Ferreira Viana, Escola Artesanal Ferreira Viana, Escola Industrial Ferreira Viana) e acompanhou as mudanças no ensino técnico da cidade do Rio de Janeiro. Nos anos 1960, transformou-se em Colégio Estadual Ferreira Viana. Em 1988 passou a ser Escola Técnica Estadual Ferreira Viana e, em 1997, foi integrada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Ao longo de seus mais de cem anos de história, esteve ligada à educação para o trabalho e às diversas concepções de ensino técnico profissionalizante que existiram no país.

Linha do tempo

fio linha do tempo

1888

Fundação da Casa de São José, asilo destinado a abrigar menores sem recursos, muitos deles descendentes de escravos.

1912

Torna-se estabelecimento de Ensino Profissional para meninos de 6 a 12 anos, oferecendo cursos de mecânica e trabalhos manuais.

1916

Denomina-se Instituto Ferreira Viana, passando a aceitar meninas em regime de internato.

1933

É transformado em Escola Pré-Vocacional Ferreira Viana.

1942

Com o estabelecimento da Lei Orgânica do Ensino Industrial de Getúlio Vargas, a Escola passa a denominar-se Escola Artesanal Ferreira Viana.

1948

É introduzido o curso ginasial secundário (atuais 6º ao 9º anos), sendo mantidas as aulas de oficina.

1954

Passa a denominar-se Escola Industrial Ferreira Viana, oferecendo, em regime de semi-internato, os cursos de pintura, marcenaria, fundição, serralheria, mecânica e instalações elétricas.

1966

Recebe a denominação de Colégio Estadual Ferreira Viana, passando a oferecer o ensino colegial científico (atual Ensino Médio). A partir de então, as séries remanescentes do ginásio foram gradativamente sendo extintas.

1972

Transforma-se em Centro Interescolar Ferreira Viana, passando a funcionar como escola profissionalizante de segundo grau (atual Ensino Médio), em regime de complementaridade com outras instituições de ensino, oferecendo cursos de Edificações, Eletricidade, Mecânica, Desenho Mecânico e Auxiliar de Escritório.

1976

São extintos os cursos interescolares e a escola volta a ser denominada Colégio Estadual Ferreira Viana.

1988

Transforma-se em Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, oferecendo cursos técnicos em edificações, eletrotécnica e mecânica.

1996

Passa a fazer parte da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro.

1998

Passa a oferecer também os cursos de eletromecânica e telecomunicações.

2003

O curso de eletromecânica é substituído pelo de eletrônica.
Voltar ao topo

Bibliografia sobre a escola


AIETA, Viviane de Oliveira. Práticas escolares no Instituto Ferreira Viana no início do século XX, in Anais do IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil", Universidade Federal da Paraíba. 2012. Acesso no link.

FERREIRA, Jacira de França, SILVA, Vânia Guimarães, MACHADO, Vânia. Entre a "ordem" e a "salvação da nação": a Casa de São José. In: MIGNOT, Ana Christina V. et al. Outros tempos. Outras Escolas. Rio de Janeiro: Quartet/Faperj, 2014, p. 157-177.

MACHADO, Vilma Alves. A Casa de São José: Instituição fundada por Ferreira Vianna, em 1888, no Rio de Janeiro, para abrigar e educar crianças desvalidas para o trabalho. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro, UERJ/PPGE. 2004. Acesso no link.

NASCIMENTO, Rafaela Rocha do, MARTINS, Jaqueline da Conceição. Produções dos alunos na Casa de São José (1911-1915): Símbolos da Cultura Material Escolar. Anais do VI Congresso Brasileiro de História da Educação. 2011. Acesso no link.

NASCIMENTO, Rafaela Rocha do, MARTINS, Jaqueline da Conceição, 2012, Um estudo preliminar acerca das expressões da cultura escolar na Casa de São José/Instituto Ferreira Viana (1911-1931) sob o olhar da produção dos alunos, in Anais do IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, Universidade Federal da Paraíba. Acesso no link.
Voltar ao topo