Notícias

Forum "O Brasil e a Música Brasileira" - com a participação de Flavio Limoncic

11/05/2009 - SEMANA NACIONAL DE MUSEUS / 2009

Fórum Aberto:

“O BRASIL E A MÚSICA BRASILEIRA - de Villa-Lobos aos dias atuais”

O MUSEU VILLA-LOBOS, como parte das comemorações do cinquentenário de falecimento de Heitor Villa-Lobos, realizará - entre os dias 19 e 21 de maio próximo, das 14 às 17 horas - durante a Semana Nacional de Museus - um Fórum Aberto de discussões sobre o tema “O BRASIL E A MÚSICA BRASILEIRA: de Villa-Lobos aos dias atuais”.

Através deste Fórum, o Museu pretende estimular o debate sobre a Música no Brasil, sua função e representação para a sociedade brasileira, estendendo ainda a discussão sobre o Projeto de Educação Musical de Villa-Lobos e a sua importância para a formação de nossa identidade, tendo em vista o retorno do ensino da música às escolas.

Participarão das mesas de debates, representantes de algumas áreas da música brasileira, além de profissionais de outras áreas do conhecimento que, direta ou indiretamente, se identificam com a proposta deste Fórum. Como público alvo: músicos, estudantes, educadores formais e não formais do Rio de Janeiro, além do público em geral.

Composição das mesas de debates:

Dia 19/05 – terça-feira – das 14 às 17 horas:

ODETE ERNEST, flautista; FLÁVIO LIMONCIC, historiador; JARDS MACALÉ, compositor; ROBERTO DUARTE, regente. Mediador: LUIZ PAULO SAMPAIO, musicólogo.

Dia 20/05 – quarta-feira – das 14 às 17 horas:

CECÍLIA CONDE, musicista; ÂNGELA FERNANDES, socióloga; MAURÍCIO CARRILHO, violonista; RICARDO TACUCHIAN, compositor. Mediadora: ADRIANA RODRIGUES DIDIER, educadora.

Dia 21/05 – quinta-feira – das 14 às 17 horas:

PAULA DA MATTA, pianista; MANOEL CORRÊA DO LAGO, pesquisador; VASCO MARIZ, musicólogo. Mediador: ANTÔNIO CARLOS ATHAYDE, jornalista.

Após os debates, RODA DE CHORO nos Jardins do Museu, com a participação de grupos instrumentais do Projeto Mini-Concertos Didáticos do Museu Villa-Lobos e do Projeto Social Villa-Lobos e as Crianças.

Coordenação Geral: Ação Educativa do Museu Villa-Lobos.

SERVIÇO:

MUSEU VILLA-LOBOS

Semana Nacional de Museu/2009

Fórum Aberto:

“O Brasil e a Música Brasileira - de Villa-Lobos aos dias atuais”

Local: Museu Villa-Lobos

Endereço: Rua Sorocaba, 200 - Botafogo

Data: Terça a quinta-feira, dias 19 a 21 de maio

Hora: das 14 às 17 horas

Telefax: (21) 2266-3894 / 2266-3845

Fórum de Debates "O Brasil e a Música Brasileira" no Museu Villa-Lobos

« mais notícias