Linhas de Pesquisa

  • História e Memória da Escravidão e do Pós-Abolição

    Com estudos sobre a escravidão e o pós-abolição nas Américas, em especial no Brasil, e ênfase nas análises no âmbito da "Segunda Escravidão" e nas experiências do cativeiro e da liberdade. São desenvolvidas pesquisas sobre as memórias da escravidão no tempo presente, articulando-as a iniciativas de divulgação científica e História Pública.

  • História e Memória das Experiências Republicanas

    Com estudos sobre as relações entre Estado e sociedade no período do Brasil republicano, tanto no campo político institucional, em partidos políticos e sindicatos, como pesquisas relativas à intervenção na vida pública através da imprensa, das artes e dos movimentos sociais. Ao se dedicar à história do tempo presente, seus projetos compreendem igualmente estudos sobre as relações entre história e memória e narrativas políticas elaboradas pelos sujeitos da história.

  • História e Memória das Políticas de Patrimonio, Memória e Museus

    Com estudos sobre processos de patrimonialização e musealização de bens e práticas culturais e seus efeitos sociais e políticos. Com ênfase nas políticas de memória, nas trajetórias de museus e instituições de patrimônio, nas relações entre turismo e patrimônio e nas interfaces entre ensino de história e patrimônio, reflete sobre o exercício historiográfico em espaços de produção de memória. Concentra também estudos no âmbito da história do tempo presente e, nesse contorno, foca em sujeitos produtores de patrimônios, em disputas de memória e lutas por reparação, dedicando-se à história pública.