Notícias

2o Seminário Internacional do CEO/PRONEX

05/04/2009 - 2º Seminário Internacional do CEO/PRONEX

Data do evento: 6, 7 e 8 de maio de 2009

Local: UFRJ, Rio de Janeiro/RJ

Informações:
Dimensões da cidadania no século XIX - 2º Seminário Internacional do CEO/PRONEX congregará pesquisadores de diversas instituições de ensino superior nacionais bem como pesquisadores internacionais, cujos estudos apresentam em comum a preocupação com a construção da cidadania, as relações dos cidadãos com o governo e instituições do Estado, os valores e as práticas sociais definidoras da esfera pública.

Promoverá, portanto, a reflexão coletiva a respeito da problemática acerca da nação e cidadania no século XIX, abrindo novas possibilidades de interpretações e estratégias de investigação. Estimulará, então, o diálogo entre diferentes abordagens das temáticas relativas ao oitocentos no Brasil, estabelecendo ainda uma comparação entre estas e estudos sobre o século XIX na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos, graças à participação dos pesquisadores estrangeiros, além de se pretender que constituan um espaço de troca de experiências entre pesquisadores, que, ao redefinirem temáticas e conceitos sobre a cidadania e a nação, contribuirão para a criação de instrumentais teóricos capazes de propiciar novas formas de entendimento em relação a estes conceitos.

Os pesquisadores que compõem o PRONEX Dimensões da cidadania no século XIX apresentarão trabalhos em mesas temáticas coordenadas por convidados nacionais de relevância no meio acadêmico.

Serão cinco conferências, a saber:

Abertura : Leslie Bethell (Oxford) - "O Brasil no 'longo século XIX': parte do 'império informal britânico' ? "

Ana Frega (Universidade Nacional Uruguai) “Federalismos Rioplatenses”.

Mirian Halpern Pereira (ISCTE) - Nação, cidadania e religião

Antonio Manuel Hespanha (UNL) - Guiando a mão invisível Direito, Estado e lei no liberalismo monárquico português

Encerramento com o Coordenador Acadêmico do PRONEX José Murilo de Carvalho - Dimensões da cidadania no século XIX

As inscrições para ouvintes estarão abertas de 1º a 27 de abril e serão limitadas a 400 vagas. Os ouvintes terão direito ao certificado de participação mediante a confirmação de 75% de presença nas atividades do evento.

Informações: eventosceopronex@gmail.com
Para acessar a programação provisória e a ficha de inscrição, entre na Agenda do site do CEO, em http://www.ceo.historia.uff.br .

« mais notícias