Notícias

Revista de História realiza debate sobre escravidão

10/03/2010 - O próximo encontro do projeto Biblioteca Fazendo História dará voz à escravidão. Aquela voz que poucos ouviram e que não foi falada nos livros didáticos. Escravidão nunca mais: fatos surpreendentes ontem e hoje é o tema do debate que a Revista de História da Biblioteca Nacional promove no dia 16 de março, às 16 horas, no Auditório Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional. O assunto é destaque, também, nos artigos de capa da 54º edição da RHBN, já nas bancas de todo o país.

O professor titular de História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Marcelo Badaró Mattos, vai falar sobre a relação entre escravidão, abolição e formação da classe trabalhadora no Rio de Janeiro, entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do século XX. Já a professora do departamento de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Keila Grinberg, vai trazer para o debate casos de escravos que conseguiram a liberdade no Brasil no século XIX e as consequências para o processo mais amplo de abolição da escravidão no Brasil.

No evento, com mediação do pesquisador da equipe da RHBN, Marcello Scarrone, serão distribuídos certificados de participação que poderão ser utilizados pelos alunos como horas de atividades complementares em suas universidades. Além disso, será sorteada uma assinatura da RHBN com a duração de um ano. Os debates realizados pela RHBN têm atraído estudantes de importantes instituições de ensino público e privado do Estado do Rio de Janeiro, bem como profissionais de áreas afins.



A série de debates tem, ainda, transmissão em tempo real, via Internet, no site www.institutoembratel.org.br, através do link TV PontoCom. A Fundação Biblioteca Nacional está localizada na Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro (acesso pelo jardim).



A revista – Desde o seu lançamento em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional oferece informação qualificada em artigos e matérias produzidos pelos mais importantes historiadores brasileiros. A publicação conta com a chancela e o rico acervo iconográfico da Biblioteca Nacional. Sua linguagem e apresentação agradável conquistaram um público abrangente independente de formação educacional ou área de atuação profissional.

Única em seu segmento editorial especializada em História do Brasil, a RHBN é distribuída mensalmente nas bancas de todo o país. O conteúdo integral de todas as edições da revista também pode ser acessado no endereço www.revistadehistoria.com.br.



Serviço

Projeto Biblioteca Fazendo História

Data: 16 de março - terça-feira

Horário: 16 horas

Local: Auditório Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional - Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro

Download do documento Download do documento

« mais notícias

Prédio José de Anchieta – 2º andar - Av. Pasteur, 458 - Urca - CEP: 22290-240 – Rio de Janeiro Todos os Direitos Reservados 2008